CASES DE
SUCESSO

ETE FIGUEIRA

TUBARÃO SANEAMENTO - TUBARÃO - SC - 01/11/2019

A falta de saneamento básico e tratamento de esgoto ainda é considerada um problema no Brasil. Cerca de 100 milhões de brasileiros não possuem coleta e tratamento de esgoto, resultando na contaminação do solo e dos recursos hídricos subterrâneos e superficiais. Grande quantidade de esgoto não tratado é lançada em rios, lagos e represas, constituindo um dos principais fatores do baixo índice de qualidade da água, o que ameaça a saúde da população e a preservação do meio ambiente.

Uma das soluções mais indicadas é o investimento em saneamento e no tratamento de efluentes, que é realizado por meio de uma Estação de Tratamento de Esgoto; conhecida popularmente como “ETE”. Esta solução se tornou realidade no município de Tubarão - SC; em novembro de 2019 a cidade recebeu a “ETE” Figueira – primeira do município – fruto de um projeto realizado entre a Gratt Indústria e Tecnologia Ambiental e a Tubarão Saneamento.

Desde a sua implantação, a estação estará passando por uma fase de testes com operação assistida, para que posteriormente seja realizada a inauguração oficial. Segundo André Damasceno, Diretor Comercial, o efluente que está chegando na “ETE” está sendo tratado e já lançado de forma eficiente. “Esta obra é um marco para Tubarão, a Gratt está trazendo não somente uma estação de esgoto, mas sim qualidade de vida aos moradores”, destacou André.

É importante salientar que a ETE Figueira possui em sua íntegra, tratamento preliminar do efluente, seguido de tratamento primário por métodos físico químicos e na sequência tratamento secundário biológico com FBP (Filtro Biológico Percolador) “sem” nitrificação, com sistema de Físico Química secundário que será instalado para clarificação do efluente do FBP. Foram empegados na fabricação dos equipamentos que compõem esta obra, as mais modernas tecnologias fabris e os mais resistentes materiais componentes do sistema, citando por exemplo o Aço Inox e o Aço Vitrificado.